Wanmix - 10 anos
Referência Nacional em Fornecimento de Concreto
PREPARAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS


VIAS DE ACESSO

É de suma importância que haja a previsão para o trânsito do caminhão betoneira e da bomba de concreto na obra, seja pelas vias externas ou internas. Esta etapa deve ser implementada preferencialmente quando da definição do layout (disposição) do canteiro de obras.

Recomenda-se a visita do vendedor da Wanmix ao local da obra com pelo menos 30 dias de antecedência à época da concretagem, para que se possa definir os melhores acessos dos equipamentos, e principalmente a montagem da tubulação da bomba estacionária ou locação do caminhão dotado de “bomba-lança”, quando se optar pelo transporte do concreto por meio de bombeamento. Neste caso, o construtor precisa levar em conta aspectos de segurança tais como a presença de postes de luz e outras fontes de energia elétrica, e ainda a estabilidade e integridade dos equipamentos utilizados na concretagem, sinalizando claramente as vias externas à obra durante as concretagens, evitando assim qualquer tipo de acidente.

FÔRMAS

Atualmente existem inúmeros materiais e métodos para se construir fôrmas destinadas às estruturas de concreto, seja à base de madeira, aço ou plástico (PVC ou similar).

Em qualquer caso, é essencial que o construtor cuide para que as fôrmas tenham exatamente as dimensões requeridas em projeto, com tolerâncias dimensionais dentro do que se prescreve em norma técnica ou observando-se a boa prática.

O construtor precisa atentar para aspectos essenciais à estabilidade das fôrmas durante o processo de concretagem, servindo-se de escoramentos eficazes e do correto dimensionamento das paredes da fôrma, levando-se em conta a resistência do material empregado, bem como a escolha de espessuras suficientes para garantir a estabilidade das fôrmas. Nesta etapa, o concreto estará fresco, e terá um comportamento similar ao de um fluido, que somado ao seu peso próprio, exercerá pressões que podem levar à deformação das peças concretadas, quase sempre aumentando seu volume final. Este fato acaba levando ao aumento do consumo de concreto previsto para a obra, acrescendo custos e causando excesso de peso desnecessário à estrutura.

Outro aspecto é quanto à estanqueidade das fôrmas, que precisam ser muito bem vedadas, e até mesmo seladas por meio de produtos específicos para esta finalidade, caso seja necessário, visando colmatar as frestas com aberturas superiores a 1 mm, evitando assim a fuga de calda ou argamassa do concreto, que podem ocasionar o surgimento de falhas de concretagem. No caso de utilização do concreto autoadensável, este cuidado torna-se ainda mais importante, dada a sua maior fluidez. No caso de estruturas que ficarão em contato com o solo ou outro substrato poroso e absorvente, recomenda-se utilizar lonas plásticas para o cobrimento da superfície antes da concretagem, evitando-se a perda de água do concreto e reduzindo a probabilidade de fissuração do mesmo.

ARMAÇÃO DE AÇO

As barras e estribos de aço devem ser dimensionadas e dispostas de acordo com o projeto estrutural, e somente o engenheiro civil tem a atribuição de conferir a armação de aço para verificar se está conforme o projeto. Além disso, é importante conferir se todo o aço está limpo, livre de poeira, graxas e ferrugem, que prejudicam a aderência do concreto e podem levar a uma queda no desempenho da estrutura.

Um aspecto essencial para o êxito da concretagem e o bom funcionamento da estrutura depois de pronta passa pela manutenção dos espaçamentos e cobrimentos da armadura, que devem ser controlados através do uso de espaçadores, sem os quais se torna muito difícil garantir este nível de detalhamento.

EQUIPAMENTOS

O construtor precisa se servir dos seguintes equipamentos para a concretagem:

• dois ou mais vibradores de imersão com mangote de 25 a 32 mm de diâmetro, considerando um vibrador adicional por equipe de adensamento, quando há mais de uma frente de concretagem; a Wanmix disponibiliza o CONCRETO AUTOADENSÁVEL, que dispensa o uso de vibradores, consulte-nos;

• sarrafos de madeira e colher de pedreiro para regularização superficial, no caso de lajes, vigas e blocos de fundação; o CONCRETO AUTOADENSÁVEL da Wanmix dispensa a necessidade de nivelamento e sarrafeamento;

• mangueira com água para a CURA do concreto, iniciando-se a aspersão de água em até 4 horas após o final da concretagem.
LateralLateralLateral

O crescimento de uma empresa depende do empenho e dedicação de sua equipe.

Trabalhe ConoscoTrabalhe Conosco

Equipe Comercial: (31) 3287-1081
Escritório Administrativo: (31) 3287-1007

Rua Buenos Aires, nº10 / 14º Andar
Bairro Sion - BH - MG
CEP 30315-570

Acredite no Brasil